8/05/2010

Iniciando

Um bom dia para comecar a escrever. Bom como qualquer outro, era so uma questao de se determinar ou nao.
Ainda nao sei se escrevo um diario de bordo, um relato das coisas diarias, mesmo as mais comuns, ou tento fazer algo estilo romantizado. Realmente escrever nao eh um dom que tenha, talvez escreva como uma memoria...algo para que eu  mesmo nao esqueca o que se passa no dia-a-dia, ja que normalmente esqueco o que fiz ontem.
Agora estamos, Zuretta e eu, aguardando um ventinho do quadrante de cima...norte..nordeste...leste...SE tb serve...ate calmaria....para deixarmos Porto Alegre em direcao a Pelotas. La apos as ultimas manutencoes vamos para Rio Grande esperar desta feita uma frente fria de SW,  nem forte demais que transforme o mar em um inferno, nem fraca demais que mie no meio do caminho... com destino Angra dos Reis, onde pretendemos passar o final do inverno....
Agora sao 10:43 PM esperando a entrada de uma frente fria marcada para essa noite, bem amarrados no cais, sonzao e fazendo a janta...boa noite.

05/10/2010

Este final de semana  tentamos levar o Zuretta para Pelotas,  toda a galera a bordo...Elaine (minha amada, amiga, maior incentivadora,  controladora do $$ e todo o resto) , Rodrigo (first mate e filho), Carol  (first princess e filha) e o namorado da filha o Leo (sem comentarios ).
Chega a turma em duas levas , eu ja estou a bordo;  faz um  supermercado,  arruma as coisas, paga as contas pendentes, tudo pronto ...e...PQP o vento ronda para SW forca 6/7. Nao eh um vento que chegue a ser assustador, mas na Lagoa dos Patos com suas 30 milhas de largura, em alguns pontos,  cerca de 120 milhas de extencao   e 6 metros de profundidade em media no trecho da navegada,  faz ondas curtas relativamente altas, extremamente incomodas de se navegar. Este vento SW eh na maior parte das 130 milhas de viagem (incluindo o RIO Guaiba) absolutamente de proa. Agilizamos a viajem em funcao da meterorologia que previa um vento de SE / 4, o que seria uma velejada de traves, nada melhor..
Incrivel como nos tempos de hoje 4 sites de meteorologia se enganaram..a saber...CPTEC, IRGA, Windguru e U-grib...Todos previam ventos de SE...forca 4 e alguma chuva...uma boa velejada.
De qualquer modo ja que a turma tinha viajado de onibus para  vir dar uma navegada, resolvemos dar uma saida como barco nem que fosse para queimar oleo diesel..
colocacao do Yanmar
 Vale dizer que o motor do barco foi trocado a poucos dias por um Yahmar 4 cilindros, novinho em folha, um brinquedo novo a bordo e seria legal fazer um  teste. Saimos as 4 da tarde dispostos a motorar bastante. No final foi um bom teste com as ondinhas do Guaiba e o bom vento na cara. O Yanmar conseguiu empurrar as 12 toneladas do Zuretta com alguma folga nas 2200 RPMs a 6,4/6.5 knots, bem razoavel.Quando dava uma caturrada eh que a baixa cilindrada do motorzinho ( 2200 cilindradas) se manifestava um pouco. Convem dizer que antes tinha a bordo um MWM 4cc...de 75 HPs de baixa rotacao..um verdadeiro rebocador, entao qualquer coisa com menos de 4000 cilindradas...para mim eh motorzinho. O MWM so foi substituido por pesar (e com muito pesar) demais, o conjunto com reversor ZF 25A (hidraulico) pesava entre de 550/600 kg, alem de consumir muito oleo diesel....de resto era espetacular, suave, confiavel, muito potente e de manutencao ridiculamente barata. O Yanmar funciona bem, entretanto,  o reversor zune muito, quando se acelera, parece uma turbina de jato acelerando, muito incomodo. Ainda estou conversando com o Daniel da assistencia tecnica se eh normal tamanha zoeira.
Fomos ate a barra da Lagoa dos Patos no farol de Itapoa, confesso que queria dar uma espiada para ver como estava a Lagoa, se achasse que dava teria ido para Pelotas. Ao chegar proximo ao Canal do Junto fui entrar no canal pois estavamos navegando paralelo a ele quando o eco baixou rapidamente...tem um cucuruto de areia provavelmente de dragagens nas bordas do canal, fui forcado a arribar em direcao ao morro da fortaleza contornar o banquinho de areia e entrar no canal do  pelo outro lado. Sem problemas maiores entramos no canal  e observamos uma verdadeira cidade de luzes junto ao farol de Itapoa, fomos indo devagar pra tentar entender a confusao, duas luzes vermelhas acesas continuas...humm...navio? dando bombordo???? Nao podia ser..Mais dois navios aparentementes ancorados nas proximidades esperando o raiar do dia para entrar no canal em direcao a POA. Ja tinhamos percorrido mais ou menos metade do caminho entre a Ilha do Junco e o Farol de Itapoa quando a visbilidade ficou muito reduzida devido a chuva e ainda nao tinhamos entendido aquelas luzes todas, principalmente as vermelhas permanentemente acesas. Resolvi dar meia volta e me aproximar do farol pelo outro lado, entre a o Banco do Campista e os morros, deixando canal para um navio se fosse o caso. Nessa altura as ondas da Lagoa ja entravam bem fortes, ta bem, nao forteees mas ja deixava ver como seria a navegada. Molhada, no minimo. Mas o cabeca dura aqui foi ate a Praia do Sitio e costeando o morro dar uma espiada no farol para ver que luzes eram aquelas...confesso que estava curioso, isso ja eram umas 10 horas da noite...um pouco menos talvez, la chegando nao conseguimos identificar o que era aquela iluminacao, nao tinha jeito de entender. Concordo que preciso trocar os oculos mas a Carol enxerga muito bem. Nesse momento entrou uma rajada de vento com chuva forte e tapou de vez...nao deu para ver mais nada, desisiti de dar uma furungada na Lagoa. Deixa pra la. Vai que aquelas luzes marcam uma draga e as luzes sao sei la oque. Ja quase de volta na Ilha do Junco passou um naviozinho, uma chata, em direcao a Lagoa...bom se ela vai passar pelo farol deve dar neh?  Cheguei a pensar em entrar no canal principal de novo e ir ate la mas como nao iriamos mais para Pelotas mesmo fiquei com preguica e a chuva continuava caindo forte.......as 2 da madrugada estavamos chegando de volta ao Clube dos Jangadeiros todos dormindo menos o Rodrigo que foi um companheirao na volta.
Confesso que nao sei de memoria todas as sequencias de luzes de sinalizacao de pesqueiros por exemplo, com suas luzes de mastro e tal. Mas nao achei nada na literatura, apos uma consulta hoje a tarde, que identificasse aquela iluminacao. Vou seguir tentando descobrir o que era aquilo.
T+

05/26/2010
Em Poa novamente, cheguei ontem a tardinha depois de uma excelente viagem de onibus...
Zuretta bem legal, seco, nem uma gota de agua nos poroes. Ma noticia: bateria de servico meia boca, quando fui viajar deixei-a plenamente carregada, Ao voltar nao dava mais que 11.4V.,...essa ja era. Na realidade, pretendo comprar mais duas baterias de ciclo profundo gostaria de usar um sistema de baterias novo que anda por ai, mas custa R$ 1000,00 por cada 75 amp.... Reza a Lenda (propaganda do produto) que esses 75 A equivalem a 150 A em uma bateria de caminhao comum, so que com mais de 5 anos de durabilidade, alta velocidade de carregamento (?)e tb mantem potencia ate in extremis,  finalmente, nao detona quando “seca”...vamos ver. Antes precisamos de $$$$.
Fora isso o “Paraiba dos botes” ficou de entregar o inflavel amanha. Este, o inflavel, descolou completamente. Dizem os entendidos..aff...que a cola venceu...ficou velha. Bom..sei la..nao sei como eh com os inflaveis importados de boa qualidade mas confesso que eh a primeira vez que ouco o termo a “a cola venceu”...De qualquer forma o Paraiba diz que o botinho ficou novinho...Tomara.
Enquanto isso estou por aqui...aguardando algumas coisas se resolverem, e confesso bastante ansioso para ir embora...O Green Nomade dos amigos Luis e Marli ao que parece vai ficar mais tres meses ainda em POA.
Se der, gostaria de dar uma velejada assim que tiver um vento razoavel, nem forte, nem fraco para dar o ultimo aperto no mastro e travar os esticadores em definitivo, assim como o cabresto do gurupes que tb tem esticador novo e precisa ser travado.
Amanha vou trocar o regulador dos cabos do leme por uns em inox que o Pedro aqui do jangadeiros fez para mim.

T+

05/27/2010

Amanha faco niver..aff a turma toda longe; meio abandonado por aqui. Por outro lado eh uma amostra do que sera velejar sozinho...Nao sou um velejador solitario por conviccao mas sim por necessidade. Confesso que tenho um certo ciumes do Zuretta, e outras pessoas a bordo para uma temporada longa me agride um pouco. Com excecao do pessoal de casa e poucos amigos, nao gostaria de velejar com pessoas pouco conhecidas. Os  amigos que gostaria de ter a bordo trabalham no esquema normal das vidas dos enraizados em terra, da mesma forma que os de casa...entao....bom...alone. Eh isso, a internet caiu...saco...
T+
05/31/2010
Bom achei os esticadores/reguladores do leme....ebaaa....estavam desaparecidos...agora posso trocar os galvanizados por esses te inox...tarefa para amanha.
O inflavel ta na agua..testado..e fazendo agua.  Da para acreditar que o tampao da popa tem um furo para passar um cabinho? Sem o cabinho o dinguy fica cheio de agua...rsrsr. Ok..cabinho colocado e esperando agora para ver se esta tudo ok.
Meu niver passou, foi 28 de maio. O Luis e Marli me convidaram para jantar no Green Nomad e ao chegar fui recebido com apito e baloes. Muito legal, obrigado amigos  vcs fizeram ah  diferenca.
Barco pronto  e abastecido . Hoje falei com o Rodrigo, my first mate, e ele vem para levarmos o barco para Pelotas, talvez um primo va tb. Ao que parece na quinta teremos boa meteorologia. Amanha terca ja da para acreditar  no que esses caras preveem. Esta ficando ridiculo, nao acertam, com todos os seus supercomputadores e seus modelos. Talvez os modelos brasileiros sejam baianos..sei la...(rsrsrsrs..que maldade). Adoro a Bahia, a preguica, o calor e todos os “nao fazer” moldados pelo calor, entendo as felizardas criaturas que vivem nos tropicos, apesar de enlouquecerem, nos criaturas do frio.
T+

06/09/2010
Pelotas





Trouxemos o barco para Pelotas, finalmente eu, o Rodrigo, o Paulo (primo) e a filha Malui. Saimos na sexta feira dia 04, com um ventinho de leste fraco que foi ficando forte, a noite ja na Lagoa dos Patos houveram rajadas de forca 7 durante boa parte da noite. Velejavamos com vento pela alheta de popa, entao estavamos apenas com tracao dianteira. Na entrada da Lagoa dos Patos estava com a genoa “grande” apenas, senti que colocar a vela grande seria meio complicado, pois o Paulo ja estava falando com o Hug, a Malui tb, e o Rodrigo ja ficando meia boca. O vento apertou e comecou a forcar a vela, entretanto o barco muito quieto, coisas de barco pesado, o material sofre e o barco em si tranquilo, mas quando passou a velejar a 9 knots no jacare, apenas com a genoa achei que estava demais. Enrolei a genoa e soltei a trinqueta, passamos a velejar a 6 knots bem macio, eh uma grande diferenca entre os tamanhos das velas. Observei que preciso dar uma melhorada no hardward de manobra no cockpit, mais um par de amarradores serao necessarios. Por outro lado  o piloto automatico levou as 12 T do Zuretta bem direitinho. A quilha longa faz uma boa diferenca na estabilidade direcional do barco, veleja que parece em um trilho. Bem Legal
Pelas 9 da manha entramos no canal da Feitoria, e nesse momento com menos ondas e vento mais tranquilo a “tripulacao” comecou a acordar e a perder o tom esverdeado, com excecao do Rodrigo que fez uma boa parceria de turnos comigo. Ao meio dia ja estavamos chegando no ICP ( Iate Clube de Pelotas), onde gentilmente ficaremos hospedados ate sairmos para o RJ.





Ai em baixo "havia" um tripulante..rss

ICP (Iate Clube de Peloas) onde gentilmente estamos atracados.

3 comentários:

  1. Valeu Fininho,
    não se acanhe não, pois seu relato (diário) está muito legal e nós estamos seguindo você por aqui.
    Espero vê-lo na Baía de Ilha Grande.
    Abraços
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Fala Fininho

    Ta muito maneiro o blog e o Zuretta ta lindao.
    Continue subindo a costa, daqui a pouco a gente se encontra!
    Beijos
    Mario e Paula

    ResponderExcluir
  3. Oi Fininho,

    Divirta-se com seu blog e viagens. Quando você chega em Salvador?
    Colocamos um link para este blog.
    Abraço

    Dorival

    ResponderExcluir