1/26/2011

Em Florianopolis

01/26/2011

Estamos agora em Florianopolis novamente esperando vento, choveu muito nos ultimos dias inundando boa parte do estado, coisa feia...
Saimos de Rio Grande dia 17 de janeiro, passando pelos molhes da barra as 10:45, vento SW de 20/25 knots o que esperavamos fosse nos propiciar uma boa velejada. Todo o grande em cima, genoa e fazendo 7,5/8 knots com picos de 9 ebaaa...num barco como o Zuretta isso eh velocidade pra caramba, afinal sao 13 toneladas em apenas 38 pes. Todo mundo feliz, um poucou de apreensao, pois o material do barco ainda considero em teste. Mas a frente que deveria durar umas 24 horas comecou a miar depois de umas 3 ou 4 horas onde nossa velocidade caiu abaixo dos famosos “6 knots”. Aqui cabe uma explicacao: a costa do Atlantico neste trecho nao tem portos ou baias, ou seja, abrigo de nenhuma especie, nadinha. Torres e Tramandai nao contam, pois consideramos mais perigoso entrar nessas barras do que ficar no mar. Entao se a velocidade do barco cai a menos de 6 knots ligamos o vento de porao pra sair da area o mais rapido possivel. Tambem eh uma regiao conhecida por ventos fortes e nao raro violentos, com mar podendo ficar muito grosso.

Ligamos o motor e comecamos a pegar altura, pois enquanto o vento estava SW acompanhavamos a costa abrindo ligeiramente. Durante o resto do dia e da noite fomos subindo e abrindo, alguma chuva, mar muitoooo desencontrado mexendo muito, realmente precisavamos ser um polvo para fazer qualquer coisa a bordo. Vento agora de SE em torno dos 10 knots, nao dava pra velejar somente, mas calcadinho no motor fomos indo, fizemos alguma coisa como 140 milhas nas primeiras 24 horas, ate que nao foi ruim.
Entao na tarde deste segundo dia um aviso radio pelo VHF... “todas as embarcacoes na area compreendida entre....bla..bla......(estavamos bem dentro da area), aqui eh navio de guerra da Marinha do Brasil, AFASTEM-SE da area, as tantas horas serao realizados exercicios de TIRO REAL”. O Veleiro Papyros navegava junto com a gente em comboio entrou em contato conosco e nos dois entramos em contato com o navio da marinha....queriam, claro saber...inscricao, nome, origem, destino...bla..bla...e ai nos mandam arribar para N navegando nesse rumo algumas horas para sairmos da area ( de fato ainda estariamos dentro da area, mas em posicao segura, de acordo com eles). O resultado eh que perdemos toda nossa altura ganha, saco.
Durante a noite, agora navegando bem mais orcado o vento que era de SE deu uma rondada para E e ficou mais fraquinho ficando a vela grande atropelando o vento, um rebosteio daqueles, mar ainda muito mexido e curiosamente mais alto, apesar do vento ter diminuido, comentamos a bordo que deveria estar soprando um ventao daqueles em alto mar.
Com o vento mais fraco e quase na cara, juntou-se a nos uma corrente contra de 1.5 knots pra deixar as coisas mais alegres a bordo...ahh...chovia um monte, durante a noite praticamente nao se via as luzes dos navios “cade a luz? Cade a luz?? Eh vermelha??? Tem certeza??? Eu uso oculos entao com a chuva mais maresia era uma piada tentar identificar alguma coisa....Para minha grata surpresa, descobri que o radar do barco, eh ruim, apesar de tentar filtrar ondas e chuva nao conseguia pegar o eco de um navio que estava no visual (de noite) o que confesso me deixou chateado, eh um modelo usado para pequenas embarcacoes comerciais, que tem fama de ser um radarzinho honesto, ou esta mal instalado, o que nao duvido, pois foi instalado em Pelotas, ou eh ruizinho mesmo. Essa agora eh uma questao pendente. (mais adiante o radarzinho quebrou um galho)
Bom, amanheceu, as coisas sempre ficam melhores ao amanhecer, ja pertinho de Sta Marta, chuvaaaaa, e mais chuvaaa...vamos indo, agora so no motor, parecia que as ondas iriam arrancar a vela grande, a correnteza que ainda nos agarrava, so nos soltou ao efeticamente dobrarmos o cabo Sta Marta...quando..........CHAMADA GERAL!!!!!!!!!!!!! Era so o que nos faltava, quando o VHF berra Chamada Geral nunca eh coisa boa,  “ventos ciclonicos ao sul da area bravo e norte da area alfa forca 7/8 com rajadas de NE, mar grosso muito grosso” (de novo onde estavamos, que coisa!!!). Mas depois de falarmos com Laguna radio pegamos os dados exatos e era so para o dia seguinte e de qualquer forma estavamos a um grau W de distancia, menos mal.  Especulamos que o mar cruzado que pegamos talvez fosse efeito desse vento mais para fora.
Como chovia e nao se via 50m (metros, nao milhas) na proa do barco, resolvi de novo brincar com o radar....fuca..fuca..mexe..mexe..e vi um borraozinho bem fraquinho no range de 3 milhas....em 6 milhas nao pegava nada, dai falei pro Claudio que tava de olho na rua...”cara, a bombordo fica no bico, tem um borraozinho aqui no radar”, mais um tempo e um pesqueiro arrastando aparece, desviamos e td bem, mas o cara so apareceu no visual a uns 50 metros....perto demais para meu gosto. Depois o tempo melhorou, o vento  seguiu a droga de sempre, entramos em Floripa pela baia sul e agora estamos no Veleiros da Ilha, clube conveniado ao nosso de POA, o Jangadeiros.
Hoje dia 26 estamos com o barco novamente abastecido e preparado, amanha vamos cedo para Porto Belo e la ficaremos aguardando uma janela para irmos para Ilhabela.
De resto o Zuretta pareceu um honesto barco de cruzeiro, seco por dentro, enquanto tinha vento velejou bem, quieto, nao quebrou nada. A vela grande ta dificil de subir (ao menos desce facil) os slides nao sao bons, o conves esta escorregando muito, vou ter que fazer assim que tiver um tempinho uma melhorada no anti derrapante.
Com o a aterrada que tivemos que dar, perdemos muito tempo, mas fizemos o trecho de RG ao Clube em Flops em 58 horas...
T+

3 comentários:

  1. Munir Ricardo Allejaneiro 31, 2011 8:45 AM

    Valeu Fininho,

    O mais difícil foi soltar as amarras...

    Abraço,

    Munir

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  2. Que SHOOOOOOWWWWWW Fininho! Se estao com algum celular ai, me manda por email, pois queria conversar com voce, com calma. Eu e a Lara estamos de visita no Brasil neste periodo. Seria bom bater um papo. Estou animadissimo pra voces! Abraco e bons ventos, Michael & Larissa

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  3. O barco já mostrou ser valente, a tripulação também. Navegar pelos mares do sul não é para qualquer um. Paciência, meu caro, essa ilha é linda, aproveite mais.
    Abraço,
    Dorival e Catarina

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