3/15/2011

Porto Belo

Finalmente Sol. Passamos os ultimos 5 dias com chuvas e ontem, com muito vento + ou - forca 7.
Ainda em Porto Belo. Bem Legal aqui, regiao muito bonita, belas paisagens e povo acolhedor. Mas depois de um mes ja com vontade de mudanca de aguas, ou ares, como queiram.
Essa noite fez frio, tive que puxar coberta e dormir vestido, sinal que o verao esta miando, brrrr.

Energia eletrica...aff...baita problema. O gerador eolico, teima em nao gerar. Alem disso, cheguei a conclusao que preciso de no minimo mais uns 100W em placas solar alem de aumentar o banco de baterias...$$$$$ . Com a geladeira desligada consigo manter a carga com um uso moderado da energia. Entretanto, navegando com o piloto certamente vai faltar. As placas com o balanco da velejada nao conseguem um angulo de incidencia adequado, reduzindo muito a eficiencia. Contava nessas horas com o aerogerador. O Gigante do EntrePolos, comentou que em Paraty tem um cara que arruma.  Isso se realmente esta estragado e nao mal ligado como o radar. A emenda do cabo do radar era uma massaroca inacreditavel. Nao era por acaso que o radar nao funcionava direito. Refiz a emenda com os isolamentos de aluminio e ficou funcionando bem direitinho dentro das limitacoes do radarzinho, ao menos consigo um eco de um navio a 3 milhas...hahah. A foto mostra como era a ligacao. So tirei as fitas isolantes comuns, de resto a emenda era exatamente assim, sem os isolamentos de aluminio, sem a malha externa nem nada..so os fios emendados e com fita isolante, nada mais...inacreditavel...

Tinha jurado para mim mesmo que nao iria mais reclamar das servicos do estaleiro, mas isso foi demais...juro novamente que nao falo mais nada....ao menos vou tentar, prometo.
ja comprei novas baterias, desta feita Moura Boat, por recomendacao do Gigante que teve boas experiencia com o produto, vamos torcer.
 Apesar disto, possivelmente tenha que ligar bastante o motor, quando subir agora para Ilhabela/Paraty no final do mes.
Estamos apoitados nas "poitas do JOAO". Um cara que tem algumas poitas que aluga e tb transporta o pessoal dos barcos pesqueiros para terra e presta servicos.
Eh uma zona, o pessoal dos pesqueiros e tb os do flutuante, uma casinha sobre bombonas (Petrobase), sao pessoas simples, gozadores e boa gente, muito legal...




Eh isso.
T+

Um comentário:

  1. Oi Fininho,

    Dá uma olhada nesse link: http://sailmagazine.com/cruising/tips-techniques/passage_power/

    Tb pense em um alternador de 100 a 140 A.

    Abraço e bons ventos...

    Munir

    ResponderExcluir