6/06/2011

Atlantico..Uau!!!!

06/06/2011
Muito tempo se passou...bah!
O barco ainda esta em Porto Belo nas poitas do Joao.
Estive em Pelotas dando um Oi na turma quando recebi um e-mail do Luis Manoel do Green Nomad que estava comandando o Gojira do Sea Shepherd (www.seashepherd.org) peguntando se queria embarcar no Panama e navegar ate a Franca...rss....aceitei na hora.
Cheguei no Panama na tardinha, muito calor, abafado. Quase fiquei retido na imigracao...da pra imaginar ser impedido de entrar no Panama?? Eh que eu não tinha passagem de retorno, ai o pessoal ficou desconfiado. Minha documentacao (a original) não estava me esperando na chegada como combinado com o agente do navio, no final depois de uma hora mais ou menos já estava resolvido e entrei no Panama...rss
Passamos uns dois dias preparando o Gojira e tb os tramites burocraticos da passagem pelo canal(embarquei pelo lado do Pacifico).
Passado o canal cruzamos o mar do Caribe em 5 dias e paramos em Sant Lucia para reabastecer o sedento Gojira que quanto esta atramelado consome quase 200 litros por hora..hehe, mas em cruzeiro de travessia bem “devagarinho” uns 12/13 knots gastamos nesse trecho algo como 75 litros hora pelo que lembro. De San Lucia para a ilha da Madeira, uma perna de 2645 milhas que cobrimos em 11/12 dias, andando mais lentamente ainda pois nesse caso tinhamos a restricao de autonomia, navegavamos a 10/11 knots. Da Madeira para Franca mediterranea, mais uns 5 dias, agora queimando diesel pois estavamos com pressa...navegando a uns 14/15 knots em Gibraltar, para acompanhar os navios que parecem um enxame de abelha, tamanha a quantidade.
Nosso destino, La Ciotat uma cidadezinha muito legal que conta com estaleiros para os megaiates (que são mega mesmo..aff).
O Panama eh mais ou menos aquilo que se espera, latino, meio perigoso para se caminhar na noite. Já o Canal eh realmente interessante, afinal todos que velejam ou navegam tem o canal do Panama como um marco, não um objetivo, mas um ponto que divide o planeta e suas/nossas  vidas. Eh tudo aquilo que sempre lemos...os linehands jogando suas linhas com as bolotas (pinhas) para puxarem os cabos, o movimento das aguas com os navios, quase que da para prever como sera, de tanto que lemos sobre o canal, bem legal.
Fotos do Balboa Yatch Club e do uma das eclusas do canal




A travessia do mar do Caribe, e na realidade toda a viagem, eh interesssante. Afinal, estavamos navegando em aguas que se não míticas, muita gente que tem barco quer ir.
San Lucia








A primeira ilha do Caribe a gente nao esquece....San Lucia. Marina grande, super barcos, veleiros de todos os tipos, idades, condições. Gente de todos os lugares, montanhas verdes, ancoradouros com águas verdes (a água em San Lucia não eh tão transparente), preços altos.
Já a ilha da Madeira, portuguesa com certeza, com seu aspecto colonial, língua que praticamente se compreende, bons restaurantes preços mais baratos que no Brasil Tb uma escala interessante. E finalmente La Ciotat já na Franca, um lugar encantador com o astral de cidadezinha antiga ruas estreitas (parte velha, portuária) barcos nos cais em frente ao walkway, sem roubo, tudo aberto povo acolhedor, linda...
Fiquei a bordo do Gojira ate tirarmos da água para novo revestimento e manutenção. Fiquei mais um dia em La Ciotat, passeando, pois a bordo de um navio do Sea Shepherd, não exite vagabundo ou turismo..so trabalho, se ficar mais que 5 minutos olhando para o barco(mesmo que seja turista) alguém te arranja uma espátula e te coloca no trabalho..
Depois peguei um TGV de Marselle para Paris onde fiquei mais uns 3 dias esperando o vôo para o Brasil.
Navegamos do Panama ate La Ciotat alguma coisa ao redor de 5600 milhas (náuticas) onde a maior parte do percurso foi feita contra os tradewinds, ou seja contra o vento, contra as ondas  e contra a corrente...coisa pra maluco. Imagina um vento de 20/25 knots, mais a velocidade do barco, no mínimo 11/12 knots, vamos ter um vento aparente de 31/37 knots...ou seja sempre tinha vento no rosto, e ondas de 3m mais ou menos. Ta bem,  as vezes diminuía e tal, mas era essa a sensação geral. Tivemos sempre bom tempo, ou melhor, boa meteorologia e interpretação desta. O Luis Manoel fez ótimas escolhas de rotas com uma boa solução entre distancia/tempo/consumo/vento.
Já o Gojira (atualmente rebatizado de Brigitte Bardot, nova sponsor do Sea Shepherd) foi construído originalmente para bater um Record de volta o mundo, o qual bateu realmente, eh uma maquina de navegar. Corta o mar como faca quente na manteiga. A 16 knots com vento de 25 knots contra, praticamente não bate. Algumas pancadas sob as asas. So em um dia as pancadas foram realmente fortes, já no Mediterraneo, que tem as ondas curtas e bem altas. Por outro lado andar dentro do barco eh uma experiência única, vc precisa ter oito braços. O movimento eh muito rápido, e nunca se saba para que lado ele vai chacoalhar. O comentário a bordo eh que quem não enjoa a bordo esta aprovado (no primeiro dia fiquei um pouquinho aborrecido).
Agora já de volta, indo pegar o Zuretta que esta mofando em Porto Belo. 
Revisao geral, instalação das novas baterias,  limpeza das cracas brrrr na água gelada, algum tratamento contra ferrugem (sempre) e indo para Paraty em julho se tudo correr bem.
T+


Mar do Caribe




Ponte da estrada Pan Americana (Panama)


Minha cama




Ilha da Madeira

 AIS e navios no Estreito de Gibraltar e no porto
Um bom radar faz toda a diferenca



La Ciotat (Franca Mediterranea)

 Esse vai correr a Vandee Globe
 La Ciotat parte velha da cidade
 La Ciotat
Museu do Louvre

Um comentário:

  1. Grande aventura! Bom retorno ao Zureta.
    Abraços do TAO!

    ResponderExcluir